Bioestatística Básica
Apresentação:
A escolha e a aplicação das ferramentas estatísticas adequadas são fundamentais para se garantir a validade dos resultados obtidos em pesquisa e desenvolvimento no âmbito da microbiologia industrial, assim como auxiliar na organização, na apresentação, na análise de dados e na tomada de decisões.
Objetivos:
Este curso tem a finalidade de apresentar e discutir o uso de ferramentas e testes estatísticos para análise de dados aplicados às diferentes áreas da microbiologia industrial.
Público-alvo:
Destinado a analistas que atuam ou que tenham interesse em laboratórios de controle de qualidade microbiológico, laboratórios de pesquisa ou de aplicação técnica na área de microbiologia: biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, biomédicos ou químicos, técnicos em microbiologia.
- Prof.:Felipe Rabello Lourenço
- Formato:Aulas Gravadas
- Carga Horária:6 horas
- Tempo de Acesso:6 meses
- Investimento:R$ 500,00
Matricule-se !
Programa
-
Estatística descritiva: medidas de posição, medidas de dispersão, tipos de variáveis, apresentação de resultados em tabelas e gráficos.
-
Noções de Probabilidade: probabilidade simples, condicional, eventos independentes, tipos de distribuição, teorema do limite central, intervalo de confiança.
-
Teste de hipóteses: teste t-Student para médias independentes, teste t-Student para médias pareadas, testes de semelhança ou equivalência (TOST).
-
Delineamento de experimentos: análise de variância (ANOVA), delineamento inteiramente ao acaso, delineamento em blocos, experimentos fatoriais e outros tipos de delineamentos.
-
Testes não-paramétricos: atribuição de postos, testes de Mann-Whitney, Wilcoxon, Kruskal-Wallis e coeficiente de Spearman.
-
Tabelas de contingência: estudos prospectivos, retrospectivos e transversais, ensaios clínicos e testes de diagnóstico.
Matricule-se