Papo de Laboratório

Apresentação:
É comum pensarmos que fazer algo, analisando experiências de outras pessoas, nos passa uma percepção que o elemento em estudo, que estamos escrutinando, será aperfeiçoado.

Podemos considerar esta premissa como verdadeira, se as experiências analisadas forem executadas, principalmente, por especialistas que possuem conhecimento sobre o elemento. As experiências dos especialistas, sem dúvida, contribuirão para melhorar aquilo que nos propusemos a analisar para aperfeiçoar.

Objetivo:
Tendo em vista este foco, a MM Learning traz para 2021 o “Papo de Laboratório” que tem como objetivo trazer especialistas de diferentes áreas da microbiologia, para apresentar experiências, de como ele faz temas relevantes, no dia a dia do laboratório de microbiologia.

Publico alvo:
Microbiologistas que atuam em diferentes áreas, como: farmacêutica, cosméticos, alimentos, saneantes, ambiental, tintas, polímeros, têxtil, papel e biotecnologia.

  • Profª.:Paula Koga
  • Formato:Aula Gravada
  • Carga Horária:01h e 30min
  • Tempo de Acesso:20 dias
  • InvestimentoR$ 98,00
Matricule-se
Tema: Carbapenemases - métodos fenotípicos e moleculares

A resistência bacteriana aos antimicrobianos foi recentemente avaliada como tendo um impacto sobre os seres humanos semelhante ao da mudança climática global. Bactérias patogênicas possuem um arsenal para resistir a ação de antimicrobianos in vitro e in vivo.

As Carbapenemases são beta-lactamases e são partes importantes deste arsenal . Têm a capacidade de hidrolisar penicilinas, cefalosporinas, monobactans e carbapenêmicos. Essas enzimas fazem parte de três classes moleculares de beta-lactamases (A, B e D).

As enzimas da classe A e D têm um mecanismo hidrolítico baseado em serina, e onde estão inseridas a KPC. As enzimas da classe B são metalo-beta-lactamasesque contêm zinco no sítio ativo e são beta-lactamases do tipo OXA, IMP, SPM entre outras. Importantes para Acinetobacter e P. aeruginosa, respectivamente.

A transmissão horizontal mediada por plasmídeo de genes de resistência a carbapenêmicos é a principal causa do aumento na prevalência da resistência entre membros de Enterobacteriaceae.

Portanto, a detecção rápida e precisa de resistência entre bacilos Gram-negativos, especialmente em Enterobacteriaceae produtoras de carbapenemase, é muito importante para a prevenção clínica e tratamento dessas infecções. Uma variedade de métodos para a detecção rápida de fenótipos e genótipos foram desenvolvidos para uso em laboratórios de microbiologia clínica.

A MM Learning traz para você a Dra Paula Koga para mostrar as vantagens e desvantagens de métodos para pesquisa de carbapenemases empregados ou não no laboratório que ela atua.

Pesquisa de Carbapenemases:

1) Teste que detecta a hidrólise da molécula de carbapenem ◦  Carbapenembac
2) Espectofotometria de massa ◦  Maldi-ToF
3) Bioensaio
4) Método de inativação do carbapenem (mCIM, eCIM)
5) Mudança do pH
CarbaNP, BlueCarba
Comerciais: Rosco Rapid Carb®️, Rapidec®️, Rapid Carb Blue Kit®️
6) Teste imunocromatográficos ◦ KPC, OXA-48, NDM
7) Testes Moleculares

Matricule-se