Automação no Laboratório de Microbiologia

Apresentação:

A fusão de laboratórios clínicos, observada principalmente nesta última década, teve como consequência laboratórios grandes  de microbiologia clínica que permitiram o desenvolvimento e a implantação  de instrumentos laboratoriais voltados para uma automação do setor de microbiologia. Os avanços tecnológicos gerados permitiram a otimização de recursos, redução do tempo e melhoria de precisão e sensibilidade nas análises.

O início da automação se deu a partir de  técnicas de quantificação da célula bacteriana, utilizando-se de medidas indiretas (alterações físicas, ópticas ou químicas) do crescimento microbiano. Essas tecnologias são utilizadas em equipamentos para hemocultura com monitoramento contínuo. A utilização desses equipamentos levaram à redução, com sucesso, do tempo de incubação necessário para detectar infecções da corrente sanguínea e com maior sensibilidade. Este método também é empregado para determinar a sensibilidade de microrganismos a antimicrobianos.

Atualmente, várias empresas têm desenvolvido instrumentos capazes de processar  amostras clínicas além das hemoculturas.

Objetivo:

O objetivo principal deste curso é mostrar os recursos  para automação do setor de microbiologia que  temos atualmente disponíveis no Brasil, assim como uma análise das necessidades entre os diferentes perfis de laboratórios. Para tanto a MM Learning – Mundo Microbiologia traz três empresas fortes no Mercado de automação.

  • Palestrantes:Augustus Gouveia dos Santos
    Carolina de Queiroz Pereira Oliveira
    Marcos Flavio Jordão Santos
  • Carga Horária:05 horas
  • Formato:Assíncrono (Aulas Gravadas)
  • OBS.:Este curso é composto por gravações das aulas oferecidas inicialmente no formato síncrono
  • Tempo de Acesso:30 dias
  • Investimento: R$ 98,00 (à vista)Ou em até 12 x R$ 9,84
Matricule-se
Automação no Laboratório de Microbiologia (Programação)

Módulo 1: Microbiologia Automatizada – BioMérieux

Módulo 2: Microbiologia Automatizada BD – Becton Dickinson

Módulo 3: Microbiologia Automatizada – Beckman Coulter

Matricule-se