Monitoramento Ambiental na Produção não Estéril

Apresentação:

A prevenção da deterioração microbiana é uma questão fundamental para vários setores industriais, incluindo desde medicamentos não estéreis a produtos domissanitários, cosméticos, produtos de higiene, tintas e brinquedos, para citar apenas alguns. O monitoramento microbiológico ambiental contribui em muito para se evitar este problema.

Não existem normas regulamentares ou orientações bem definidas para o controle microbiológico de ambientes de fabricação não estéril, incluindo a produção farmacêutica. O controle ambiental e o monitoramento de processos não estéreis variam de programas inexistentes a paralelos com processamento asséptico. Os dados gerados a partir de alguns programas podem ser de pouco valor para o controle da qualidade microbiológica de ambientes não estéreis em que o produto é fabricado.

Um caminho seguro é o uso de ferramentas de análise de avaliação de risco para adaptar partes das diretrizes de fabricação estéreis ao desenvolver programas de monitoramento ambiental para ambientes não estéreis.

Este curso traz conceitos e discussões acerca de aspectos importantes do controle microbiológico ambiental na produção não estéril, apresenta estratégias para elaboração de um programa, baseado em análise de riscos, que poderá ser adaptado a qualquer área da produção não estéril, excetuando alimentos.

Objetivos do curso:

O objetivo deste curso é apresentar e discutir conceitos importantes para implementação de eficientes planos de monitoramento ambiental, para áreas de produção não estéril.

Público alvo:

O curso é destinado a profissionais envolvidos com controle ou garantia da qualidade microbiológica de produtos industrializados ou de aplicação técnica na área de microbiologia. Aos profissionais que querem se aprofundar para entendimento e criação de um Programa de Monitoramento Ambiental. Biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, biomédicos ou engenheiros químicos.

Estrutura do curso:

Este curso é constituído de quatro aulas em formato assíncrono, ou seja, as aulas estarão gravadas, permitindo o acesso a qualquer momento. Os participantes terão a oportunidade de ter um encontro ao vivo (síncrono) após o término das aulas para sanar dúvidas e/ou discutir pontos de interesse.

  • Profª.:Miriam de Faria Lemos
  • Carga Horária:08 horas
  • Formato:Assíncrono (Aulas Gravadas)
  • Acompanhamento:Fórum de dúvidas e grupo de Whatsapp
    Trabalho e agendamento do encontro ao vivo
  • Tempo de Acesso:80 dias
  • Investimento: R$ 420,00 (à vista)Ou em até 12 x R$ 42,17
Matricule-se
Monitoramento Ambiental na Produção não Estéril (Programação)

Introdução e apresentação do curso

Módulo 1: Controle da carga microbiana na produção não estéril

Módulo 2: Desenhando um projeto de Monitoramento Ambiental baseado em Análise de Risco

Módulo 3: Limpeza e Sanitização

Módulo 4: Métodos Microbiológicos para M.A.: procedimentos e validações

Palavras Finais

Matricule-se