Validação de Métodos Microbiológicos
Apresentação:
O crescente aumento das exigências em relação à qualidade microbiológica de produtos, tanto por parte dos órgãos regulatórios como do mercado consumidor, aliado aos avanços tecnológicos está provocando uma mudança de paradigmas na Microbiologia.
Ainda que a variabilidade dos resultados seja um aspecto intrínseco aos sistemas biológicos, a microbiologia está se familiarizando com parâmetros de qualidade até então comuns às análises físico-químicas, estabelecidos nos processos de Validação de Métodos.
A validação de um método deve assegurar que o resultado de uma análise microbiológica tem qualidade, ou seja, é confiável.
Validação de métodos microbiológicos é um tema atual e seu conhecimento está se tornando imprescindível, não só a microbiologistas que trabalham em controle de qualidade de produtos, mas a todos que necessitam ter a garantia de que seus resultados são válidos.
Objetivos:
Este curso tem a finalidade de apresentar e discutir os diferentes aspectos dos processos de validação de métodos microbiológicos, incluindo as ferramentas estatísticas mais comumente usadas.
Público-alvo:
Destinado a analistas que atuam ou que tenham interesse em laboratórios de controle de qualidade microbiológico, laboratórios de pesquisa ou de aplicação técnica na área de microbiologia: biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, biomédicos ou químicos, técnicos em microbiologia, química.
- Importante:Desejável que os participantes tenham conhecimento básico de estatística. Para os alunos iniciantes sugerimos que participe do curso de Bioestatística Básica
- Profs.:Miriam de Faria Lemos
Felipe R. Lourenço - Formato:Aulas Gravadas
- Carga Horária:13 horas
- Tempo de Acesso:6 meses
- Investimento:R$ 800,00
Programa
Parte 1 : Aspectos Laboratoriais (Miriam de Faria Lemos)
Módulo 1:
Introdução: fatores que influenciam os ensaios microbiológicos; métodos referência e métodos alternativos. Conceitos e definições.
Módulo 2:
Métodos Microbiológicos: métodos quantitativos e métodos qualitativos.
Módulo 3:
Cepas referência; Preparo e padronização do inóculo.
Módulo 4:
Neutralização da atividade antimicrobiana. (Adequação dos métodos farmacopéicos).
Módulo 5:
Parâmetros em Validações de Métodos Microbiológicos: conceitos e definições.
Módulo 6:
Verificação de desempenho de métodos quantitativos e qualitativos.
Carga horária da Parte 1 : 12 horas
Parte 2: Estatística Aplicada à Validação de Métodos (Prof.: Felipe R. Lourenço)
Módulo 1: Estatística descritiva
Módulo 2: Teste t de Student
Módulo 3: Análise de variância
Módulo 4: Testes não paramétricos
Módulo 5: Regressão linear simples
Módulo 6: Tabelas de contingência
Carga horária da Parte 2 : 6 horas